Banoffee perfeita: brigadeiro, banana e amendoim

19.1.17

Sério. Acho que morri (de novo!) e fui parar no céu culinário. Gente! Como pode existir algo tão gostoso, tão perfeito, tão maravilhoso??

Tudo bem. É fácil entender. Pegue bananas (amo), brigadeiro (adoro) e amendoim (curto) e voilà! Está aí uma candidata a torta do ano!

É claro que a receita é do A Cozinha Coletiva. O Richie (dono do blog e autor de várias das delícias ali postadas) é um gênio dos doces. Tudo fica espetacular! Pena que não consigo fazer com uma frequência maior as maravilhas dele (se bem que os pneuzinhos agradecem!)...

Sinceramente, não tenho mais nada de produtivo a dizer. Apenas, passar a receita para que você também saiba como é bom o céu culinário!


Torta de brigadeiro, banana e amendoim

Ingredientes

Massa
125g (pouco menos de 3/4 de xícara) de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
250g (2 xícaras mais 1 colher de sopa) de farinha de trigo
125g (1/2 xícara mais 2 colheres de sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 ovo

Brigadeiro
1 lata de leite condensado
15g (1 colher de sopa) de manteiga
100g de chocolate meio amargo picado

Chantilly
240ml (1 xícara) de creme de leite fresco bem gelado
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro

Para a montagem
5 ou 6 bananas nanica maduras, cortadas em fatias não muito finas
Suco de meia laranja
100g de amendoim torrado
1/4 de xícara (chá) de gotas de chocolate meio amargo para decorar (podem ser raspas)
Cacau em pó para polvilhar (opcional)

Modo de preparo

Em uma tigela, peneire o açúcar, o sal, a canela e a farinha. Junte a manteiga, em pedaços, e o ovo e amasse com delicadeza até formar a massa. Faça uma bola e achate no formato de um disco. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos uma hora.

Retire então da geladeira, abra a massa usando um rolo, em uma superfície levemente enfarinhada, até conseguir um disco de 26cm de diâmetro. Coloque na forma (de preferência, de fundo removível) e aperte, com cuidado, forrando o fundo e as laterais. Se houver excesso, corte com uma faca (esse resto pode virar biscoito! Corte no formato que quiser e asse por dez minutos). Fure a massa em diversos ponto com um garfo para que ela não inche no forno. Leve a forma ao freezer, enquanto preaquece o forno (180oC por 15 minutos).

Retire do freezer, cubra com uma folha de papel manteiga e encha o fundo com feijões crus (ou aquelas bolas de cerâmica próprias para cozinhar). Leve ao forno por 20, 25 minutos. Aumente o forno para 200oC, retire os feijões e o papel manteiga e asse por mais 7, 10 minutos, até dourar a massa. Retire do forno e deixe esfriar completamente, antes de rechear.

Para o brigadeiro, coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso. Mexa sem parar. Quando a mistura engrossar e desgrudar do fundo da panela, retire do fogo e deixe esfriar.

Quando massa e recheio estiverem frios, faça o creme. Bata em uma batedeira o creme de leite fresco até conseguir picos médios. Junte o açúcar e bata para incorporar. Cuidado para não bater demais: a mistura separa e vira manteiga.

Em um prato, coloque as fatias de banana e regue com o suco de laranja. Reserve.

Retire a massa da forma, coloque em um prato de servir. Espalhe no fundo o brigadeiro. Por cima, vem uma camada de amendoim torrado. Depois, as bananas, formando círculos concêntricos das bordas para o centro. Agora é a vez de parte das gotas de chocolate (ou raspas). Então, coloque o creme de chantilly e decore com o restante do amendoim e das gotas/raspas.

Conserve na geladeira até a hora de servir. Só então polvilhe o cacau em pó.

*Rende uma torta de 23cm de diâmetro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário