Molho branco saudável

18.1.17

Eu já tinha tentado fazer uma receita dessas - que também usava a couve-flor como base para um molho saudável. Mas não saí convencida. Estava com muito gosto de caldo-grosso-de-verdura-que-finge-ser-gostoso. Por isso, quando vi outra versão de molho branco do bem, bateu aquela desconfiança.

A verdade é que só testei a receita porque a couve-flor ia perder - e eu já havia passado a manhã na cozinha preparando outras verduras. Para evitar o desperdício (apenas por isso), arrisquei.

E que presente eu ganhei!!

A principal diferença desta receita para o tradicional molho bechamel é a textura: ela não fica tão aveludada quanto o original, à base de roux. Tirando isso, você tem em mãos um molho gostoso, que envolve a massa com graciosidade e que ainda faz muito, muito bem!

Então, boa sorte!


Molho branco saudável

Ingredientes
4 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de azeite ou manteiga
350g (3 xícaras) de couve-flor limpa e cortada em floretes
1/2 colher (chá) de sal
1/4 de colher (chá) de pimenta calabresa ou do reino moída na hora
1/4 de colher (chá) de noz moscada
1/4 de xícara (chá) de leite

Modo de preparo

Aqueça uma panela com água. Quando ferver, adicione a couve-flor. Cozinhe por sete minutos ou até ela esteja bem macia.

Com a ajuda de uma escumadeira, transfira a couve-flor para o liquidificador. Guarde o caldo; ele ainda será útil.

Enquanto a couve-flor esfria um pouco, frite o alho em uma frigideira, com manteiga ou azeite. A ideia é deixá-lo perfumado, ainda claro - se ele dourar muito, fica amargo.

Coloque então o alho no liquidificador. Adicione sal, leite, pimenta, noz moscada e uma colher de sopa do caldo. Bata a mistura, até ficar lisa e cremosa. Aí o ponto ideal depende de quem estiver cozinhando. Pode colocar mais água do cozimento (ou leite) se quiser um molho mais fino.

Use o molho com macarrão e finalize com salsa e/ou cebolinha picada. Mas a mistura também fica gostosa em um arroz colorido cremoso ou servida como molho de peixe, frango e legumes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário